sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Joana D'Arc, A Donzela de Órleans

VENDIDO
Quadro artístico em repujado sobre alumínio. A medida da moldura é de 40X52cm e pátina realizada com verniz vitral preta.
Joana d’Arc teria nascido em 6 de janeiro de 1412 na pequena aldeia de Domrémy, na região da Lorena no noroeste da França. Seu nome verdadeiro era Jehanne d'Arc, mas ela preferia ser chamada de "Jehanne, la Pucelle", Donzela Joana, e tinha doze anos quando ouviu, pela primeira vez, uma voz lhe dizer que deveria libertar o seu país dos invasores ingleses. Obstinada em cumprir seu chamado, cumpriu quase tudo que se determinou mas, caída nas mãos do inimigo e negligenciada por seu próprio rei, foi queimada viva em 30 de maio de 1431, aos 19 anos.




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Máscara Hannya

VENDIDO
Quadro decorativo em repujado sobre alumínio decorado com pedras sob medida 30X35cm. A pátina foi realizada com betume da judéia diluído.
Este trabalho foi encomendado por minha filha Victória a quem presenteei no ano passado.
Hannya (般若) é uma máscara dotada de dentes ameaçadores, boca grande e chifres. Existe um conceito de um inferno, no budismo japonês, em que Hannyas são a representação dos confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme, e ódio, todos capazes de transformar homens e mulheres nesse terrível monstro. O que justifica o por quê de atores do tradicional teatro japonês se utilizarem de tal máscara em suas performances nas representações das histórias (desde o século IV) para transmitir uma identidade, uma personalidade nebulosa aos seus personagens.

Certamente, a Hannya é a máscara da forma clássica de teatro profissional japonês, que combina canto, pantomima, música e poesia mais divulgada no Ocidente. Acredita-se que a máscara Hannya tem o poder de afugentar os maus espíritos.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cavalos Heráldicos

Este trabalho artístico é o resultado da técnica de latonagem ou repujado sobre uma lâmina de cobre de 0,10mm de espessura, medindo 30X38cm, recebendo pátina através de verniz vitral. A medida total do quadro é de 46X54cm sendo a moldura texturizada com massa acrílica e tonalizada com tinta pva, verniz vitral e betume da judeia. A imagem foi obtida a partir de amostras de designs sobre heráldica.
A técnica consiste em reproduzir uma imagem sobre a lâmina de metal. A partir dos riscos efetuados, vamos ressaltando os volumes com emprego de boleadores de diversos tamanhos sobre o verso da lâmina.
 Após a aplicação da textura, foi realizada a aplicação da coloração, com emprego de tinta PVA vermelho fogo, verniz vitral vermelho carmim e betume da judeia.

sábado, 1 de setembro de 2012

Vida em Arte Celta

Quadro artístico sobre alumínio em arte Celta medindo 40x50cm. O repujado recebeu pátina com nanquim preto e coloração através de verniz vitral verde oliva e amarelo cádmio.



Arte celta foi influenciada pelos povos circunvizinhos, como os gregos, etruscos, persas e até os romanos. Nem por isso a arte celta deixou de ter um espaço especial na história da arte, já que é considerada, atualmente, a primeira contribuição não-mediterrânea à arte Européia. Até mesmo os temas emprestados da arte Greco-Romana sofriam “releituras”. Arte céltica foi importante na medida em que desenvolveu um estilo todo próprio, que muitas vezes opunha-se ao classicismo de Roma e da Grécia. Em outras palavras os celtas anteciparam em vários séculos as correntes artísticas que propunham inovar a arte tida como oficial.
 
A arte celta é dividida em dois períodos (assim como a história da própria civilização): Hallstat e La Tène. O desabrocho artístico ocorreu no período lateniano, onde o estilo celta se espalhou e se integrou com as expressões artísticas da época.
  1. Tinha-se grande preferência por temas ligados a natureza: árvores, flores, animais e seres sobrenaturais zoómorfos. Tais temas eram mais comuns que figuras humanas, no entanto, estas também existiam.


O “estilo celta” preferia os compassos, que destorciam e compunham figuras recheadas de espirais, elipses e outras formas curvilíneas entrelaçadas e, por vezes, organizadas de modo concêntrico, a formar representações quase abstratas.