terça-feira, 30 de outubro de 2012

Atlas

VENDIDO
 
Execução artística em repujado sobre alumínio com sobreposição em painel de MDF medindo 40X52cm.

Atlas era filho do titã Jápeto e da oceânide Clímene, irmão de Prometeu, Epimeteu e Menécio. Pertencia à geração divina dos seres desproporcionados, violentos, monstruosos - encarnação das forças selvagens da natureza nascente, dos cataclismos iniciais, com que a terra se arrumava para poder receber, num regaço mais acalmado, a vida e a sua cúpula consciente: os humanos.

 Atlas, com outros titãs, forças do caos e da desordem, pretenderam alcançar o poder supremo, pelo que atacaram o Olimpo e combateram ferozmente Zeus e aliados: as energias do espírito, da ordem, do Cosmos. (Ou, noutra versão, aliou-se aos demais titãs para resistir à revolta liderada por Zeus).


Zeus, triunfante, castigou seus inimigos - escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização harmonizadora - lançando-os no Tártaro, a região mais profunda do Hades, para que de lá nunca fugissem. Reservou para Atlas, porém, uma pena especial: pô-lo a sustentar, nos ombros e para sempre, o céu.

sábado, 20 de outubro de 2012

Caixa "A Senhora da Magia"

 


Caixa decorativa em Repujado sobre cobre de medida 30X30X10,5cm, com arte em linhas, símbolos e nós célticos.





A tampa traz uma figura celta com traçados bem robustos e ao centro símbolo de um tríscele celta.
 


A Senhora da Magia é uma das quatro histórias narradas na série da obra “As Brumas de Avalon”, escrita por Marion Zimmer Bradley.


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Grêmio, Imortal Tricolor

VENDIDO
 
Este trabalho foi feito a pedido do grande amigo e gremista Gilberto Schmidt. O símbolo gremista mede cerca de 35x35cm e o quadro 62x62cm.
As estrelas têm o seguinte significado: a de ouro representa, além da homenagem ao atleta Everaldo Marques da Silva, os títulos mundiais do GRÊMIO, a de prata representa os títulos continentais e a de bronze os títulos nacionais e regionais.
 
 No escudo atual do Grêmio pode-se notar um formato de uma bola de futebol com o ano "1903" (data de fundação do clube) em cima, o nome "Grêmio" (Grêmio significa união, grupo) no meio e as letras "FBPA" (abreviação de Foot-Ball Porto Alegrense).

 A expressão “Imortal Tricolor” está incluída no próprio hino gremista composta pelo músico Lupicínio Rodrigues.

Já foi campeão da Copa Libertadores da América em duas ocasiões e vice em duas outras oportunidades, campeão do Mundo uma vez e vice outra, além de campeão da Recopa Sul-Americana. Também já conquistou dois Campeonatos Brasileiros da Série A, um Campeonato Brasileiro da Série B, quatro Copas do Brasil e uma Supercopa do Brasil, além de uma Copa Sul e um Campeonato Sul-Brasileiro. Já venceu trinta e seis vezes o Campeonato Gaúcho e também é o meu time do coração.

sábado, 6 de outubro de 2012

Têmis, A Deusa da Justiça

VENDIDO
Quadro artístico em repujado sobre cobre na medida 30X47cm, totalizando o trabalho em 40X57cm.

 

 

Têmis é a deusa da justiça na mitologia grega. Filha de Urano e Gaia, em seu histórico, tem o título de uma das esposas de Zeus (o Rico Mansur do Olimpo). Além de esposa, era também sua mentora e ajudava a tornar suas decisões menos severas.

 

Têmis não tinha os olhos vendados inicialmente, era representada como uma divindade de olhar austero, mas sempre esteve junto da balança (como toda mulher, inclusive!) que simboliza o equilíbrio e a espada, como o poder.
No século XVI, os alemães, deixaram Têmis cega (ou vendada) para indicar a imparcialidade, ausência de pré-conceitos (preconceitos). Justo aquela imparcialidade que lhes faltou em meados do século XX.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Pantera Asteca

Quadro artístico em latonagem realizado através da técnica de sobreposição.
A pantera foi produzida em cobre 0,10mm sobre uma superfície de alumínio que recebeu a figura de um sol e de uma pirâmide asteca.