Arte Relevo em Metal

Arte Relevo em Metal
Atelier Arte Relevo em Metal

sábado, 12 de maio de 2012

Coleção Heráldica - Escudo Leão Rampante

Apresento mais um experimento em repujado, um escudo medieval medindo 31X50cm que traz como figura central o Leão Rampante. O trabalho foi feito em alumínio 0,06mm e resolvi aplicar a pátina através de aplicação de verniz vitral e betume da... judéia diluido. Propositadamente fiz inúmeros riscos sobre o alumínio visando incrementar o envelhecimento da peça.
 

 O Leão, o "rei dos animais", com sua reputação de força, de bravura, de nobreza, tão conforme com o ideal medieval, podia apenas seduzir aqueles que queriam escolher sua armaduras.

 Um "leão rampante" é representado em pé ereto de perfil, com as patas dianteiras levantadas. A posição das patas traseiras varia de acordo com os costumes locais: o leão pode estar em ambas as patas traseiras afastadas, ou em apenas sobre uma, com a outra também levantada para o ataque; a palavra rampant é frequentemente omitida, especialmente nos brasões mais antigos, pois esta é a posição mais usual de um quadrúpede carnívoro.


O leão é classificado como uma figura heráldica natural, mas se encontra freqüentemente como representando uma figura heráldica imaginária, em particular na quimera ou no grifo, ou em forma híbrida com a águia, sua mais poderosa concorrente heráldica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário